Na campanha beneficente “Fame and Fashion”, em cartaz no Barra Shopping, na Zona Oeste do Rio, artistas, como Claudia Leitte, tiveram suas fotos em preto e branco pintadas por artistas plásticos. As imagens foram leiloadas no restaurante Antiquarius, no Leblon, Zona Sul do Rio, em setembro. A renda foi destinada ao Retiro dos Artistas
Na voz de Claudia Leitte, a música da Campanha Droga Mata 2009 foi lançada no final de novembro. O projeto que comemora 16 anos na guerra contra as drogas e a violência no Brasil, visa reduzir os índices de criminalidade no país, através da conscientização de que as drogas em geral, são grandes responsáveis pelo brutal aumento da violência e da morte prematura de milhares e jovens com menos de 30 anos de idade, anuamente em todo país.
Teleton
Nos dias 23 e 24 de outubro, foi ao ar 12ª edição do Teleton, projeto que tem como objetivo levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A maratona da solidariedade transmitida pelo SBT, foi aberta por Silvio Santos e contou com a participação de Claudia Leitte. Convidada a abrilhantar o encerramento desta grande festa de cunho social, Claudia interpretou três grandes sucessos de sua carreira e se emocionou ao ouvir o anúncio de que o recorde de R$ 19 milhões de doações havia sido batido.
Dia Mundial da Voz 2008
A Campanha Nacional da Voz contou, em 2009, pela segunda vez, com a participação de Claudia Leitte. Com o slogan Afine sua saúde, cuide da sua voz, a cantora dá o recado. “Assim como eu, 70% dos brasileiros usam a voz para trabalhar. Por tanto, vamos cuidar da nossa voz com carinho. O câncer de laringe é um mal que tem cura quando diagnosticado no começo. Se você sentir cansaço vocal, rouquidão ou dores de garganta por mais de duas semanas procure um médico”. Programa fundado pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), a campanha tem como função informar e orientar sobre os cuidados da voz.
O “Criança Esperança 2009”, projeto criado pela Rede Globo, em parceria com a Unesco, contou com a participação da cantora Claudia Leitte, na homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, representando a riqueza da cultura nordestina. Em 24 anos de existência, o projeto já arrecadou em torno de R$ 204 milhões, tendo apoiado mais de cinco mil projetos, com quatro milhões de pessoas, ajudando a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, a combater a exploração sexual de meninos e meninas e a preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.
Claudia Leitte estrelou no início de 2009, a última fase da Campanha de Vacinação contra a Rubéola, a maior já feita no mundo que vacinou 67,2 milhões de pessoas. Na peça, Claudia faz um chamado para que homens e mulheres que estavam grávidas na época da campanha (entre agosto e dezembro de 2008), procurem os postos de saúde e se imunizem contra doença.
Convidada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Claudia Leitte foi madrinha da Campanha Nacional de Aleitamento Materno 2009, promovida pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Claudia amamenta o pequeno Davi e apóia a causa desde o primeiro momento. No Brasil, foram espalhados cartazes, outdoors e distribuídos folders. A cantora gravou mensagens para TV e rádio. A Campanha de Amamentação reforça a importância do aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Esse gesto ajuda a reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil.